21 3942.8685 / 98701.9786 - Atendimento de 9h às 17h

 Portfolio 

Nossos projetos se realizam através de parcerias com instituições de todos os setores, produtores culturais, administradores, consultores jurídicos, artistas, professores, especialistas e profissionais técnicos.

 

Portfolio Produção Cultural

Clique nos textos abaixo e veja os principais projetos e serviços já realizados pela equipe da Barka Criativa Ações Culturais:







 

 

 

Até 2010, a Barka Criativa era conhecida apenas pela sua razão social: Mafuá Produções Culturais e sua equipe já tinha muita produção para contar.



Newsletter
Cadastre-se no nosso mailing
para receber novidades
NOME EMAIL
Territórios Criativos (2015 – 2016)

Consultoria em produção cultural para o projeto Prospecção e Capacitação em Territórios Criativos, no território Madureira – projeto da Universidade Federal Fluminense em parceria com o Ministério da Cultura.
O principal objetivo foi mapear empreendimentos e ações culturais criativas, identificar as demandas locais e oferecer capacitação em produção cultural e processos comunicativos, reforçando e valorizando a produção cultural local. Além de Madureira (RJ), o projeto foi, também, desenvolvido em Paraty (RJ), Quilombo Machadinha (RJ) e Cariri (CE).

×
Sambaterapia (2013 – 2014)

Produção da roda de samba realizada no Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo, no bairro boêmio de Santa Teresa, no Rio de Janeiro. O projeto – que teve o apoio da Prefeitura do Rio - reuniu novos e talentosos músicos e cantores do samba de raiz da cidade, além de oficinas gratuitas de dança de salão. Durante o primeiro ano de projeto, centenas de sambistas puderam conhecer novas vozes cantando clássicos do samba acompanhados pelos grupos Panela Di Barro e Samba de Lei.

×
Som de verão (2013)

Produção dos shows carnavalescos gratuitos para o público que decidiu aproveitar o Carnaval no Sesc São Gonçalo, com grupos de samba e blocos carnavalescos.

×
Encontro para Dançar (2012 - 2013)

Produção do encontro de academias de dança de salão, realizado em parceria com o SESC Rio, aberto ao público em geral com apresentações de coreografias, show da Orquestra Tabajara entre outros grupos musicais, com monitores para que todos pudessem dançar.

×
Projeto Spettacolo – Encontro UFF / Itália (2012)

Projeto realizado em parceria com a Universidade Federal Fluminense, produzido pelo Centro de Artes UFF, com a coordenação de produção da Barka Criativa, o projeto Spettacolo – Encontro Itália-UFF, foi composto por programas voltados para todas as manifestações artísticas, realizadas em diversos locais da cidade de Niterói. Entre Exposições, espetáculos teatrais e de dança, Música popular e erudita, debates e conferências, espaços nobres da cidade, como o Teatro Municipal, o MAC – Museu de Arte Contemporânea e o Museu do Ingá. Com nomes como Mafalda Minnozzi, Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, Grupo Moitará e Mauricio Vanni, entre outros.

×
Mostra SESC Curtas (2011)

A Mostra SESC Curtas é uma exibição de vídeos de curta metragem, de classificação livre. A produção independente de estudantes de cinema, organizações não-governamentais e produtores em geral que se dedicaram às nuances das variadas identidades que encontramos em nosso país, tema desta edição. Foram três tardes de evento em que o público pode assistir os vídeos e participar de bate-papos com alguns dos diretores exibidos.

×
Projeto As Quatro Estações Cariocas (2011)

Projeto realizado em parceria com a Baluarte Agência, com o objetivo de unir a música popular à erudita em composições inéditas e exclusivas, inspiradas em quatro estações de trem do Rio de Janeiro (Mangueira, Madureira, Leopoldina e Central do Brasil). No CD, o Quarteto Radamés Gnattali e o violonista Zé Paulo Becker promovem esta união com precisão e maestria. O projeto, além do lançamento do CD, também contou com apresentações ao vivo e gratuitas nas estações Central do Brasil, Madureira, Deodoro e Bonsucesso, no Rio de Janeiro.

×
Cursos e Oficinas de realizados em parceria com o Sesc Rio (2011)

Os cursos aconteceram nas Unidades SESC de Ramos, São Gonçalo, Niterói, Ramos e Barra Mansa.

Produção de Eventos e Produtos Culturais;
Leis de Incentivo para Financiamento de Projetos;
Captação de Recursos através de Leis de Incentivo e Editais de Financiamento;
Agente Ambiental Comunitário.

cursos e oficinas capacitação produção cultural ×
Curso Leis de Incentivo para Financiamento de Projetos (2011)

Realizamos, em parceria com o SESC Rio, o Curso de Leis de Incentivo para Financiamento de Projetos nas cidades de Ramos, Niterói, Quatis, Miguel Pereira, Paty de Alferes e Volta Redonda. ×
Curso Fontes Públicas, Privadas e Civis de Financiamento de Projetos (2011)

Ainda em 2011, realizamos o Curso Fontes Públicas, Privadas e Civis de Financiamento de Projetos nas cidades de Silva Jardim e São Gonçalo, em parceria com o SESC Rio. ×
Curso Captação de Recursos Através de Leis de Incentivo e Editais de Financiamento Direto (2011)

O Curso Captação de Recursos Através de Leis de Incentivo e Editais de Financiamento Direto aconteceu nas cidades de Silva Jardim e São Gonçalo, em parceria com o SESC Rio. ×
Capacitação em Leis de Incentivo para Financiamento de Projetos (2010)

Em parceria com o SESC Rio, a Barka Criativa realizou duas capacitações em leis de incentivo para financiamento de projetos e um minicurso sobre leis de incentivo, nos SESC's São Gonçalo e Niterói. ×
Coordenação de produção do Teatro Raul Cortez, Duque de Caxias (2007)

A Mafuá promoveu shows e espetáculos a preços populares e organizou a produção executiva do espaço, levando shows como Lô Borges, Geraldo Azevedo, Kleyton e Kledir e Isabella Taviani, e espetáculos como O Púcaro Búlgaro, de Aderbal Freire Filho, Parem de Falar Mal da Rotina, de Elisa Lucinda, e Cia de Ballet de Niterói, entre outras atrações.
×
Curso de Capacitação de Agentes Culturais de Duque de Caxias (2007)

A convite do Programa de Gestão do Teatro Raul Cortez, organizado pela Fundação Euclides da Cunha (FEC) e realizado por professores da Universidade Federal Fluminense, a Mafuá ofereceu aulas gratuitas de produção executiva e planejamento de projetos a 80 agentes culturais da Baixada Fluminense, orientando a formatação de projetos no Módulo "Laboratório" do curso.
×
Oficina de Projetos Culturais – Recordatório e Fundação Euclides da Cunha (2007)

Capacitação de agentes culturais para a realização de projetos e captação de recursos. Realizou-se no Espaço Recordatório, na Lapa, RJ, aberta ao público em geral, e na Fundação Euclides da Cunha, para a equipe de gestão de projetos desta instituição.

×
Interculturalidades – Programa de Artes Integradas (2002, 2004, 2005 e 2006)

Encontro de culturas que favorece o diálogo entre as diferenças. Em suas quatro edições reuniu mais de 100.000 pessoas no Centro de Artes UFF e nomes como Gilberto Gil, Leonardo Boff, Humberto Maturana, Ariano Suassuna, Hermeto Pascoal, Uakti, Lobão, Lia de Itamaracá, União dos Artistas da Terra da Mãe de Deus, Jorge Mautner, Yamandu Costa, além de representantes populares de diferentes culturas da América Latina. O projeto, com a coordenação geral do Professor Leonardo Guelman, contou com parceiros como os Ministérios da Cultura, da Educação, do Turismo e das Relações Exteriores e empresas privadas como Embratel e Ampla.

×
Música Brasileira no Tempo (2006)

Projeto desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação para a gravação de dois volumes de CD e DVD – Aurora Luminosa: Música Brasileira no Alvorecer do século XX e Alma Brasileira – onde obras referenciais da música sinfônica brasileira, interpretadas pela Orquestra Sinfônica Nacional–UFF, são associadas ao percurso da história cultural do país.
×
Orquestra Sinfônica Nacional - Série Águas (2005)

Série de concertos ao ar livre da Orquestra Sinfônica Nacional na cidade de Niterói, realizada em parceria com a companhia Águas de Niterói, com o objetivo de democratizar o acesso à música a toda a população e integrar ainda mais o Centro de Artes UFF com a comunidade. O concerto foi realizado em dezembro na praia de Icaraí/Niterói, com a apresentação da 9ª Sinfonia de Beethoven.
concertos orquestra sinfonica nacional ×
Caminhos da Produção Cultural (2002 e 2005)

Seminário realizado no Centro Cultural Banco do Brasil, Brasília, composto por palestras, workshops e mesas de debates que discutiram os rumos da cultura na atualidade. Em 2005 o projeto teve sua programação reformulada levando palestras e oficinas de elaboração de projetos culturais para as cidades de Fortaleza, Belo Horizonte e Curitiba através do Circuito Cultural Banco do Brasil.

×
X e XI Colônia de Férias Cultural da UFF (2004/ 2005)

Atividades culturais agrupadas por temas e oferecidas ao público infantil no período de férias: X Colônia de Férias Intercultural UFF – Brincando com a cultura e XI Colônia de Férias Cultural UFF – de La Mancha para o Brasil.
colonia-de-ferias-uff ×



Mostra Migrações de Dança Contemporânea (2001 a 2004)

Mostra de dança contemporânea realizada em Niterói por quatro edições com espetáculos, palestras e oficinas gratuitas, mostra de vídeo-dança e apresentações externas nos principais espaços públicos de Niterói. O projeto teve a parceria da Prefeitura de Niterói e do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Se apresentaram na Mostra nomes como Antônio Nóbrega, Quasar, Intrépida Trupe, Dani Lima, Cia Vatá, Angel Vianna, entre outros. A curadoria foi do coreógrafo e bailarino Alexandre Franco.

×
Mostra 35 (2003)

Mostra comemorativa dos 35 anos do Cine Arte UFF, que exibiu 35 filmes representativos dos 35 anos deste cinema e contou com o lançamento de uma publicação de 120 páginas, com textos dos fundadores do Cine Arte, depoimentos, fotos e a contextualização de cada filme apresentado.
×
Na Roda do Samba (2003)

Shows de nomes expressivos do samba como Jamelão, Velha Guarda da Mangueira, Nei Lopes, Tereza Cristina e grupo Semente, Sururu na Roda, Nelson Sargento, Dorina, Água de Moringa e Zé Renato, no Teatro da UFF, em Niterói.
Roda de samba UFF ×
A Cara do Livro: poéticas do texto e produção editorial (2002)

Ciclo de palestras e mesas de debates abordando a literatura em todos os seus aspectos e o produto livro, desde o fazer até a comercialização. Contou com a presença de escritores e críticos como João Ubaldo Ribeiro, Marco Luchesi e Elisa Lucinda e dos editores da Imago e Martins Fontes Editora.
livro evento cultural ×
Carnaval: da rua ao espetáculo na avenida (2000)

Projeto desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Niterói que promoveu um ciclo de debates sobre o carnaval de rua, do sambódromo, os sambas de enredo e a relação das escolas com as comunidades; com a participação de Joãosinho Trinta, Maria Clementina Pereira Cunha, Roberto M. Moura, Tia Surica e grupo Candongueiro.
carnaval evento ×
Brasileiro: Um estado de Alma (2002)

Seminário realizado em parceria com o Centro de Artes UFF, em 2002, sobre a identidade nacional.
brasileiro alma evento ×
Clipping


clipping barka criativa ×